Contadora

Gerir em tempo de crise

Como gerir uma empresa em tempo de crise? Essa é a pergunta que não sai da cabeça de muitos gestores, que têm visto suas empresas serem afetadas pelos reflexos da crise causada pela pandemia de COVID-19.

Olhar para o impacto financeiro gerado nos consumidores pode ser uma forma de prever como o mercado será afetado, uma vez que, com as medidas de afastamento e a redução de seu poder aquisitivo, as pessoas deixam de consumir.

O gráfico abaixo, apresentado na 4ª edição da pesquisa Impactos nos Hábitos de Compra e Consumo, realizada pela Opinion Box, nos dá uma noção de como tem sido a evolução do comportamento dos consumidores ao longo desse período.

como-gerenciar-uma-empresa-em-tempos-de-

Fonte: Opinion Box | Impacto nos Hábitos de Compra e Consumo – 4ª Edição

Os dados apontam que, dentre os entrevistados, a maioria tem a percepção de que sua renda irá diminuir (57%), e suas despesas irão aumentar (52%). Como consequência disso, muitos têm deixado de comprar itens não essenciais, com o objetivo de economizar.

Em meio a este cenário estão as empresas, que precisam lidar com a queda de faturamento e ainda pensar em estratégias para se reerguer após a crise.

Pensando nisso, neste artigo preparamos algumas dicas de como gerir uma empresa em tempo de crise, além de sugerir algumas ferramentas que podem contribuir neste momento tão desafiador.

Afinal, como gerir uma empresa em tempo de crise?

Algo que deve ficar claro é que: seus concorrentes estão enfrentando a mesma crise que você. Logo, aquele que se planejar, elaborando a melhor estratégia de enfrentamento, poderá se destacar, chegando ao fim deste período de turbulência mais forte do que entrou.

Momentos de crise impulsionam mudanças, tanto por parte do mercado, que é diretamente impactado pelo que ocorre no mundo, quanto por parte das empresas, que precisam se adaptar às novas tendências. Da mudança de comportamento à criação e adesão à novas tecnologias, é importante estar sempre à frente.